Percepción de los educadores sociales sobre el ocio digital educativo para la inclusión de los jóvenes en dificultad social

  1. Margarita Vasco González 1
  2. Rosa Goig Martínez 1
  3. Marta García Pérez 1
  1. 1 Universidad Nacional de Educación a Distancia
    info

    Universidad Nacional de Educación a Distancia

    Madrid, España

    ROR https://ror.org/02msb5n36

Revista:
Pedagogía social: revista interuniversitaria

ISSN: 1139-1723

Any de publicació: 2020

Número: 36

Pàgines: 97-110

Tipus: Article

DOI: 10.7179/PSRI_2020.36.06 DIALNET GOOGLE SCHOLAR lock_openDialnet editor

Altres publicacions en: Pedagogía social: revista interuniversitaria

Resum

O lazer na rede em coletivo de jovens em dificuldade social é, para a intervenção sócio-educativa, uma preocupação atual para o possível alcance dos processos inclusivos. Esta pesquisa visa explorar as práticas de lazer digital implementadas por jovens em dificul-dade social, a fim de identificar opções válidas para o desenvolvimento pessoal e a inclusão social a partir de uma perspectiva educativa. Os dados foram coletados através de entrevis-tas abertas com uma amostra de dezenove educadores sociais com experiência comprovada no trabalho com jovens em dificuldades sociais. O estudo dos dados, utilizando a técnica de análise de conteúdo, permitiu o estabelecimento de três categorias centrais coletadas em vinte e dois códigos. Significado das experiências de lazer digital em contextos de dificuldade social, lazer digital e valores em contextos de dificuldade social e perspectiva educativa e estratégias de acção no lazer digital com jovens vulneráveis Após a análise e interpretação descobriu-se, entre outros resultados significativos, a tendência actual do grupo para desen-volver experiências de lazer na rede sustentadas no imediatismo, no divertimento fácil e na imitação de comportamentos de moda e estereótipos pouco educativos. Tendo em conta es-tes resultados, é necessário procurar alternativas para o desenvolvimento de actividades na rede, que permitam ao grupo desfrutar de um lazer digital com valor educativo que possibilite o desenvolvimento pessoal e social como veículo para a sua inclusão na sociedade do milénio.

Referències bibliogràfiques

  • Ballesteros, J.C. & Picazo L (2018). Las TIC y su influencia en la socialización de adolescentes. Madrid. Centro Reina Sofía sobre Adolescencia y Juventud Fundación de Ayuda contra la Drogadicción (FAD). Retrieved from https://www.fad.es/wp-content/uploads/2019/05/investigacion_conectados_2018.pdf
  • Cabero, J. & Marín, V. (2017). La educación formal de los formadores de la era digital los educadores del siglo XXI. Notandum, 44-45, 29-42. Doi:
  • http://dx.doi.org/10.4025/notandum.44.4
  • Castro, R. Vargas, E., & Huerta, C. G. (2019). Variables que discriminan a las víctimas y no víctimas de ciberacoso en adolescentes. IE Revista de Investigación Educativa de la REDIECH, 10(19), 173-190, Doi:
  • http://dx.doi.org/10.33010/ie_rie_rediech.v10i19.652
  • Cuenca, M. (2014). Ocio Valioso. Documentos de Estudio de Ocio, 52. Bilbao. Universidad de Deusto.
  • Darvin, R. & Salandro, L. (2019). La clase social y las alfabetizaciones digitales desiguales de la juventud/Social class and unequal digital literacies of youth. Revista de Educación, (16), 29-53.
  • Echeburúa, E. & Corral, P. (2010). Adicción a las nuevas tecnologías ya las redes sociales en jóvenes: un nuevo reto. Adicciones: Revista de socidrogalcohol, 22 (2), 91-96.
  • Feuer, M.J., Towne, L., & Shavelson, R.J. (2002). Scientific Culture and Educational Research. Educational Researcher, 8 (31), 4-14.
  • Gros B. (2003). Nuevos medios para las nuevas formas de aprendizaje. El uso del video juego en la enseñanza. Red digital, revista de Tecnologías de información y Comunicación Educativas 3. Ministerio de Educación, cultura y deporte.
  • Instituto Nacional de Estadística (2019). Encuesta sobre equipamiento y uso de tecnologías de información y comunicación en los hogares. Retrieved from https://www.ine.es/prensa/tich_2019.pdf
  • Lebrero, M.ª P., Páez, J. & Tasende, B. (2014). Evolución del Ocio de los jóvenes españoles en la última década. En Pérez Serrano, G. y De-Juanas Oliva A. (Coord.) Educación y jóvenes en tiempos de cambio. (pp. 333-345). Madrid. UNED.
  • Lázaro-Fernández, Y. & Bru-Ronda, C. (2016). Ocio y Cohesión social a lo largo de la vida. Revista de psicología del deporte, (25), 2, 73-77.
  • López-Noguero, F., Sarrate., M.ª. L & Lebrero, M.ª. P. (2016). El Ocio de los jóvenes en situación de vulnerabilidad. Análisis discursivo. Revista española de pedagogía, 74, (263) 127-145.
  • Madariaga, A. & Romero, S. (2016). Barreras percibidas entre los jóvenes para no participar en actividades de ocio. Revista de Psicología del Deporte, 25(4), 21-26.
  • Morata, T., Palasí, E., Marzo, M., & Pulido, M. Á. (2019). Estándares de calidad de cohesión social en los territorios en el marco de las organizaciones de ocio educativo y acción sociocultural. Educació social. Revista d'intervenció socioeducativa, (73).
  • Melendro M., González, A. & Rodríguez, A.E. (2013). Estrategias eficaces de intervención socioeducativa con adolescentes en riesgo social. Pedagogía social revista interuniversitaria, (22), 105-121.
  • Melendro, M. (Dir.) (2010). El tránsito a la vida adulta de los jóvenes en dificultad social. Madrid. UNED.
  • Melendro, M. (Dir.) (2007). Estrategias educativas con adolescentes y jóvenes en dificultad social. Aula Abierta Madrid. UNED.
  • Melendro, M., García-Castilla, F.J. y Goig, R. (2016). Influencia del uso de las TIC en las expectativas de los jóvenes vulnerables. Revista española de Pedagogía 74 (263) 71-89.
  • Palma, M. G. (2019). Educación y exclusión digital: los falsos nativos digitales. Revista de Estudios Socioeducativos. ReSed, (7).
  • Pastor, Y., Martín, R. & Montes. M. (2018). Patrones de uso, control parental y acceso a la información de los adolescentes en la red. Estudios Sobre El Mensaje Periodístico, 25(2), 995-1012.
  • Prensky, M (2011). Enseñar a los nativos digitales. Madrid. SM.
  • Prensky, M. (2001). Digital Native, Digital Inmmigrants. On the Horizont 9 (5), 1-6.
  • Ricoy, Mª C. & Ameneiros, A. (2016). Preferencias, dedicación y problemáticas generadas por los videojuegos: Una perspectiva de género. Revista Complutense de Educación 27, (3), 1291-1308. Doi:
  • http://dx.doi.org/10.5209/rev_RCED.2016.v27.n3.48445
  • Rivera, V, P. (2018). Sociedad digital y ciudadanía: un nuevo marco de análisis. En Rivera V, P & Lindín C. (ed.) Tecnologías digitales para transformar la sociedad. (pp. 145-153) Albacete. Liber Libro Ediciones Universidad de Barcelona.
  • San Martín, D. (2014). Teoría fundamentada y Atlas. Ti: recursos metodológicos para la investigación educativa. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 16, (1), 104-122.
  • Sosa, C. D., Bonet, J. I. C., Correa, S. M. P., Zamora, G. L. H. & Prieto, P. (2019). El uso de las Nuevas Tecnologías (internet, redes sociales, videojuegos) en jóvenes: un estudio con población canaria. Revista española de drogodependencias, (44), 26-42.
  • Terán D. R. (2018). Análisis de las tendencias comunicacionales juveniles en la red social WhatsApp durante el primer semestre del 2018 y su incidencia en jóvenes de 15 a 20 años de la cooperativa Ficoa de Montalvo de Guayaquil. (Tesis Doctoral) Universidad de Guayaquil.
  • Tejada, E., Castaño, C. & Romero, A. (2019). Los hábitos de uso de las redes sociales preadolescentes. RIED Revista Iberoamericana de Educación a Distancia 22(2), 119-133. Doi: http://dx.doi.org/10.5944/ried.22.2.23245
  • Vasco-González, M. (2018). Ocio digital, sociedad de la Información y Jóvenes en dificultad social: Experiencias educativas en contextos virtuales. (Tesis doctoral). UNED.
  • Vasco-González, M. y Pérez, G. (2017). Ocio Digital en los jóvenes en dificultad social. Bordón, 69, (2) 147-160.
  • Viñals, B, A., & Cuenca, A, J. (2016). Ocio entre pares en la era digital: percepción del ocio conectado juvenil. Revista de psicología del deporte, 25(4), 61-65.
  • Zermeño, A.I. (2019). Inclusión digital para la inclusión social. Marco para un modelo de ingeniería social participativa/Digital inclusion for social inclusion. Framework for a participatory social engineering model. Brazilian Journal of Development, 5(5), 4022- 4031.